terça-feira, 6 de maio de 2008

Acidente de Moto 1

Ocorrido em 2000:

Fui estudar na casa de um colega, e ao retornar, começou a chover. Era um domingo, eu estava na motocicleta, e já chovia muito. Eu estava sem roupa de chuva, e há uns 2km de casa; o frio já era grande, pois a chuva abaixa a temperatura do piloto na moto, diminuindo sua atenção. Então, num cruzamento a cerca de 2km de minha casa, um chevette velho, com farol apagado, com um motorista bêbado, atravessou o cruzamento, fazendo com que eu batesse de frente com o mesmo. Voei por cima do carro. Tive um pequeno buraco de 10cm de diâmetro aberto na canela, e um rasgo lateral no joelho.

Lições aprendidas:

1. Evite andar de moto na chuva. É maior a possibilidade de deslizes e sua temperatura poderá cair, baixando sua atenção.

2. Realmente, a maioria dos acidentes ocorre quando você está chegando ou saindo, no trajeto. Então, atenção reforçada nestes momentos.

Um comentário:

NETO disse...

Boa noite HYLTON!!!

Mais uma vez vou colocar meus comentários.
entendo que um dia de chuva seja um dia como outro qualquer, isto é, pleno de cuidado e atenção redobrada devido a perda de contato do pneu com a pista, devido a camada de água que se interpõe entre os dois.
Temos que considerar ainda o estado dos pneus. Pneus que já atingiram 1,6 mm de sulco, no Brasil estão desautorizados a circular, muito embora o mundo inteiro requeira 3 mm!!!
Também nos dizem os dados estatísticos que a maioria dos acidentes acontece quando se está saindo de casa ou quando estamos retornando, porque nos sentimos mais a vontade, por conhecermos o local. Ledo engano!
Desde que iniciamos o deslocamento (isso acontece dentro da garagem) inciamos a fazer IPDE, que significa: IDENTIFICAR PROBLEMAS POTENCIAIS - PREVENIR O PERIGO - DECIDIR O QUE FAZER - EXECUTAR. Esta é uma aplicação direta dos 5 Elementos da Direção Defensiva (Conhecimento - Atenção - Capacidade de Previsão - Capacidade de Decisão - Habilidade) e nenhum motociclista que se preze pode sair para a rua sem realizar IPDE constantemente.
Os Artigos 45 e 46 do Capítulo III do CTB nos ensina que TODO o condutor deve reduzir a velocidade face a qualquer cruzamento, mesmo os semaforizados, sob pena de sofrermos as conseqüências. Como já disse, NÓS motociclistas somos muito frágeis em nosso vaículo e por sermos sabedores desta fragilidade, mesmo percorrendo uma via dita preferencial, vamos sempre reduzir a velocidade quando atingirmos uma esquina.
Prevenção em primeiro lugar.
Espero ter ajudado. Um forte abraço
Saudações motociclísticas
NETO