terça-feira, 6 de maio de 2008

Acidente de Moto 2

Acidente em 2006:

Estava perfazendo meu caminho habitual de trabalho, mas naquela sexta-feita havia novos compromissos: a mãe de um professor colega havia falecido, e íamos ao velório, numa cidade a uns 150km. Eram 11hs da manhã, e eu uma dirigir meu carro com mais 3 colegas. A saída estava marcada para as 12:30. Eu achei cedo demais, mas não falei nada. O meu carro estava muito sujo. Então, na descida da ladeira (5km) no trajeto trabalho-casa, estava eu, pilotando a moto, com pressa pra chegar em casa, almoçar, dar uma limpada no carro, e correndo pra ir a um velório! Não deu outra: faltando uns 500 metros para sair da ladeira, tombei a moto numa curva e quebrei a clavícula. Resultado: 1 mês engessado, mais 1 mês me recuperando.

Conclusões:

1) não tenha pressa pra ir a um velório.
2) evite pilotar com pressa.
3) use equipamentos de proteção (agora comprei um colete).

Um comentário:

NETO disse...

Meu bom amigo HYLTON !!!

Essa é a minha especialidade: DIREÇÃO DEFENSIVA DE MOTOCICLETAS.
Pelo teu texto dá pra ver que a principal causa do acidente chama-se VELOCIDADE, causada pela pressa, apesar de teres julgado que era cedo para o deslocamento.
O fato de estares trafegando em um declive, já nos coloca de prontidão face aos problemas que isso acarreta. O uso do freio motor (descer sempre com uma marcha engrenada - preferencialmente aquela que seria necessária para subir) ajuda a manter o equilíbrio da motocicleta - a moto tem equilíbrio dinâmico - necessita estar sempre tracionada para poder equilibrar-se. Andar desengatado, ou com a embreagem acionada, tira a estabilidade da moto e nos coloca de cara com o acidente.
saber equilibrar-se é muito importante e para cada situação existe uma condição de equilíbrio. saber frear é 90% do sucesso de andar de moto. Outro item importante é o uso de vestimenta adequada (calças de couro, jeans ou cordura, botas de cano alto apropriadas para pilotagem, uso de jaquetas de couro, uso de luvas, uso de EPI - caneleiras, joelheiras, cotoveleiras, protetor de coluna, cinta abdominal, etc).
Mas acima de todas as considerações, temos que colocar em primeiro lugar o respeito as normas de trânsito previstas no CÓDIGO DE TRANSITO BRASILEIRO (CTB - Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997)e lembrar sempre que em qualquer situação de perigo NÓS MOTOCICLISTAS seremos a parte mais ofendida. Estaar sempre atento a tudo o que acontece na nossa frente, olhar constantemente o retrovisor, olhar por cima dos ombros antes de qualquer manobra de mudança de pista ou de direção, tudo isso diferencia um bom motociclista de um simples motoqueiro.
Existem bons curso de direção defensiva pelo Brasil. Os melhores são ministrados pelas revendas Honda ou pelos seus instrutores (como eu, formado em INDAIATUBA-SP)
Procure fazer um destes cursos ou monte uma turma de 30 alunos, arrume patrocínio e um local de 50m X 50m com piso em asfalto ou concreto e me avise que vamos ministrar o curso.
Um forte abraço
Saudações motociclísticas
NETO
INSTRUTOR HONDA DE TÉCNICAS DE CONDUÇÃO DA MOTOCICLETA E DIREÇÃO DEFENSIVA