sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Profissão, carreira e trabalho

Uma das perguntas mais frequentes que nos vem à cabeça, principalmente quando somos jovens, é a seguinte: O que farei da vida? Que carreira seguirei? No que sou bom para trabalhar? Como ganharei dinheiro?

Existe um tipo de conhecimento que advém da experiência; portanto, seria ideal que você pudesse ter diversas experiências para conhecer os tipos de trabalhos e as rotinas de trabalho. Infelizmente, você não vai poder experimentar todos os tipos de trabalho, mas cerca de cinco experiências seriam muito válidas, lembrando sempre que um período de um ano seria um tempo interessante para você experimentar todo o ciclo que uma oportunidade de trabalho oferece (a não ser que o tipo de trabalh esteja tão insuportável que sirva apenas para você saber o que "não quer fazer" na vida).

Outra possibilidade para adquirir experiência é ler a biografia de pessoas bem sucedidas. Através de suas estórias você pode adquirir motivação ou comparar realizações que você também faria, ou não.

Conversar com as pessoas sobre as profissões, o que elas fazem, quais seus planos pro futuro, também é válido, mas de forma especial o conhecimento mais completo sobre a vida é aquele que se aprende fazendo.

Nenhum comentário: