sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Saúde física

Fazer exercícios é importante para a saúde. Essa afirmação todos nós já ouvimos, lemos e sabemos. Mas existem um detalhe que faz toda a diferença na realização bem sucedida das atividades físicas: cada um possui afinidade com certos tipos de exercícios (natação, musculação, corrida, etc), cada um possui horários que tem um melhor rendimento para realizar o exercício, dentre outras diversas particularidades. Para descobrir qual a melhor combinação das possibilidades, é necessário ajuda profissional (personal traineer) ou então você mesmo terá que fazer essas descobertas, experimentando diversos exercícios e verificando qual deles melhor de adapta ao seu biótipo e a seu estilo de vida. Veja algumas possibilidades para experimentar:

* Academia: ótimo local para fazer exercícios, possui grande flexibilidade de horário. Um bom raciocínio para evitar pagar a mensalidade e não frequentar a academia é: “quanto mais você usar a academia mais barato estarei pagando por cada vez que for à academia”; afinal, é realmente chato pagar a academia e não usar. Existem também academia que permitem pagamento diário, semanal, etc.

* Clube: é possível pagar a mensalidade do clube e desfrutar da piscina, para nadar, das quadras de esportes, para jogar vôlei ou futebol. Nesse caso, ainda há o benefício de utilizar o clube nos fins de semana e nos feriados. Muito bom para dias sem muita atividade para fazer.

Outra possibilidade é aprender a fazer pequenos exercícios em casa, úteis nos momentos em que não é possível ir ao local onde se realizam os exercícios. Apoios, alongamentos e exercícios com pequenos pesos são alguns exercícios que podem ser realizados de forma que você esteja sempre em atividade física. A capoeira é uma prática que pode ser parcialmente exercitada de maneira autônoma se você dispuser de um espaço razoável: um gramado, terreno ou espaço suficiente para fazer os movimentos.

É importante também observar sua alimentação, de acordo com seu objetivo. Por exemplo, será necessário comer alimentos que possuam alguma proteína (para o caso de quem quer ganhar massa muscular), ou substituir refeições por preparados que alimentem mas não sejam gordurosos (para quem quer perder peso), ou apenas comer refeições balanceadas, e sempre que possível, realizar seis refeições no dia, ainda que as refeições intermediárias (lanches do meio da manha e tarde, e lanche na hora de dormir) sejam apenas uma fruta ou uma vitamina. A alimentação equilibrada é importante para evitar fraquezas e perda de massa muscular.

Analise também a fase da vida a qual você está passando. Se você trabalha todos os dias o dia todo, estuda, namora e se diverte, talvez não terá tempo para malhar todos os dias; talvez, três vezes por dia será compatível com seu estilo de vida, e nesse caso não espere ganhar muitos quilos de massa muscular, mas sim melhorar sua saúde. Seja honesto com você e suas possiblidades atuais.

O exercício abdominal é um dos que eu considero mais chatos para ser feito. Então, certa vez um professor da academia me deu uma dica que fez com que eu conseguisse realizar este exercício: ao invés de fazê-lo no final da série (era o último exercício a ser feito), eu agora o faria logo que chegasse na academia, como um aquecimento. Assim, estaria fazendo o exercício mais chato logo de primeira, deixando pra depois o que eu considerava mais fácil pra fazer. Com essa estratégia de fazer as coisas mais “chatas” primeiro, e deixar a diversão pra depois, poderiase argumentar que, se você deixasse a coisa chata pra depois, ela nem precisasse ser feita, mas não é o caso dos exercícios abdominais.

Como outras coisas na vida, a gente dá bastante valor à saúde quando a perde, ainda que momentaneamente. Se um dia você ficar um mês engessado, com movimentos restritos, irá perceber como é maravilhoso acordar seus dias com saúde e a possibilidade de viver plenamente cada dia.

Finalizando esse assunto com a máxima: é melhor gastar tempo e algum dinheiro com exercícios do que com remédios.

Nenhum comentário: