sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Lidando com humoristas, desagradáveis, constrangedores

Não é fácil. Realmente, por mais calmos que sejamos, às vezes alguém consegue nos tirar do sério. Então, para conviver com aquelas pessoas que, de vez em quando estão te fazendo brincadeiras depreciativas e mesmo as provocações cotidianas, o melhor é devolver em uma moeda eficiente e que não é imoral: o sarro.

O sarro pode ser uma forma de responder alguém com firmeza, inteligência e humor, de forma que a pessoa não tenha motivos pra se sentir ofendida, mas fique um pouco constrangida por ter sido colocada em ridículo através de uma brincadeira que ela mesma começou. É uma ótima forma de não se deixar contaminar e manter seu bom humor [1]. De outra forma, você pode dar uma resposta que não tem sentido, pra mudar de assunto e incentivar a pessoa a parar de ficar enchendo a sua paciência. Dar respostas feias e mal-educadas é ruim porque mostra que você não tem capacidade de transformar a dificuldade em uma situação melhor, e também é ruim porque pode provocar a ira de quem está te sacaneando.

A grande dificuldade do sarro é bolar respostas inteligentes, e ter essas respostas de forma reativa (na ponta da língua) quando precisar delas.

Vejamos um exemplo: você está chegando um pouco depois do horário de serviço (vamos dizer que o expediente comece às 8:00hs e você está chegando ás 9:00hs; mas você, na noite anterior, trabalhou até tarde, ou apenas seu horário é mesmo flexível, ao contrário do horário dos demais), e o guardinha na guarita (que é seu amigo chato mala), com quem você conversa eventualmente, faz aquela brincadeirinha:

* chegou cedo, hein?

E aí? Você vai explicar porque está chegando aquela hora? Ou você vai dar aquela risadinha sem graça e continuar o trajeto? Você pode experimentar uma resposta parecida com essa:

* rapaz, mas foi pra isso que eu estudei tanto! Pra poder ter essa mordomia! Mas deixa eu ir lá que já tá em cima da hora!
* opa, que legal, você passou no concurso pra fiscal do trabalho? Parabéns! Mas deixa eu ir lá que já estou atrasado!
* minha mãe ligou? ...não... Ah sim, porque ela sempre me pergunta isso também...
* você viu se o fulano já chegou? Fiquei até agora esperando ele, brincadeira neh.

É importante fazer uma cara feliz, pra poder não humilhar nem desmerecer a pessoa. E você pode continuar caminhando ou em seu carro bem devagarinho, pois na verdade não há pressa nenhuma e você não se sentirá mal porque foi cobrado de horário pelo vigia da guarita. Você deu uma boa resposta.

Boa sorte nas respostas, assim você estará ensinando as pessoas a serem menos desagradáveis.

Referência

[1] http://www.canalcontemporaneo.art.br/arteemcirculacao/archives/2004_11.html, visitado em 05/12/2006.

Nenhum comentário: