quarta-feira, 11 de março de 2009

Lidando com a tristeza

Bem, vamos falar um pouco sobre o que fazer quando se está triste. Não queremos tornar esse texto nenhum material de auto-ajuda-espiritual-esotérico, mas há algumas coisas alternativas para você fazer quando estiver triste, de forma a fazer com que essa tristeza passe o tão quanto antes. Algumas sugestões:
* Chore: na tristeza é bom chorar, se você estiver com vontade. É possível que você não queira chorar na frente de outras pessoas; nesse caso, vá para outro local e chore. É importante chorar para liberar as tensões. Logo após, vá tomar as outras atitudes recomendadas a seguir.
* Procure um livro para ler: se você estiver perto de uma livraria ou biblioteca, vá lá e procure algo que possa responder suas perguntas. Se você não gosta muito de ler, comece a tentar a gostar agora, sempre é tempo de começar! Quando a gente está triste, geralmente surgem muitas perguntas. No meu último momento de tristeza, estava perto de uma biblioteca, daí fui lá e encontrei um ótimo livro que me ajudou bastante naquele momento. Foi realmente divino. A referência desse livro: “Aprendendo a conviver com quem se ama”, de Neale Donald Walsch, editora Sextante.
* Reflita: pense um pouco sobre o que aconteceu. Pense porque ficou triste, o que causou essa tristeza. Tente localizar mais ou menos qual foi o motivo da tristeza. Muitas vezes são motivos que levam a nossa própria falta de habilidade para lidar com pessoas. Um exemplo de conclusão da sua reflexão pode ser que você não soube lidar com alguma pessoa, e precisa ser mais compreensiva, mudar rotinas no seu trabalho, acordar mais cedo, etc. Mas veja que são atitudes e pensamentos que dependem de você, então é possível resolver, mudando algum hábito, maneira de pensar, etc. Sei que não é fácil, mas quando você já sabe o que precisa ser feito, a outra tarefa agora é fazer. Mais difícil seria se você não soubesse o que deve fazer, ou ao menos o que deve tentar fazer.
* Vá caminhar: saia na rua e vá ver as outras pessoas que estão na rua. Quem sabe você encontrará alguém conhecido e poderá conversar um pouco. Mas veja que antes de encontrar outras pessoas, você deve pensar sobre porque ficou triste, o que causou isso, e se poderia fazer algo pra que isso não se repita.
* Ouça: pergunte as pessoas como fariam se tivessem o problema que você tem ou teve. Ouça CDs de auto-ajuda, existem diversos deles: Padre Léo, Mentalidades do Eduardo Salazar, etc.

Encare a tristeza e deixe-a passar logo, tornando-se mais forte depois.

Nenhum comentário: