segunda-feira, 9 de março de 2009

Trabalho orientado a tarefa ou regulado por horário

O seu trabalho pode ser orientado a tarefa ou regulado por horário, ou ainda uma mistura destes.

Por exemplo, um atendente de informações telefônicas (serviço 102) tem seu trabalho regulado por horário, pois mesmo que ele não esteja fazendo nada, deve ficar de prontidão, já que a qualquer hora, dentro do período de horas que ele trabalha, alguém poderá ligar para solicitar informações. Outro exemplo: imagine que você trabalha no balção de uma pequena padaria; a qualquer momento pode chegar um cliente; entretanto, se esse cliente chegar alguns minutos depois do término de seu expediente, você não precisará mais atendê-lo. Esse é outro exemplo de trabalho orientado a horário.

Um trabalho orientado a tarefa seria, por exemplo, um auditor fiscal do trabalho. Ele tem uma meta mensal de fiscalizar X empresas; o horário no qual ele vai realizar essa tarefa é gerenciado por ele mesmo. O que é cobrado dele é esta meta mensal, e nada mais. Claro, há algumas restrições, pois ele geralmente vai precisar visitar a empresa em horário comercial.

Um professor universitário tem seu horário flexível, com restrições. Por exemplo, as aulas lecionadas tem horário fixo, entretanto a pesquisa, atendimento a alunos, entre outras tarefas, não possui horário nem local certo para ser realizado. Este é um exemplo de trabalho que possui aspectos de orientação a tarefa e a horário.

Uma característica do trabalho regulado por horário é que nos períodos onde não há trabalho e a pessoa não consegue mais criar trabalho pessoal interessante, existe uma grande oportunidade para o surgimento de elementos indesejáveis como: conversa paralela, fofoca, confusões, brigas, etc. Afinal, diz o ditado: “mente vazia é oficina do diado”.

Bom trabalho, seja ele qual for!

Nenhum comentário: